Como você, blogueiro, trata os seus visitantes?

A long, long, time ago (/me treinando inglês depois de tentar falar com os gringos que vieram para FISL), o Jack me convidou para este meme. Como hoje estou quebrando o jejum de alguns meses sem escrever patavina, resolvi criar coragem e assumir logo:

Não devo tratar meus visitantes muito bem, mas também, não são muitos que deixam comentários por aqui. Nos tempos de Multiply, as coisas eram um pouco melhores, pois tinha uma rede de relacionamento que fica pentelhando os demais usuários sobre seus colegas que publicaram alguma coisa nova. Mas depois percebi que o Xoops tem algumas deficiências nesta área. Me avisaram que era difícil de ver o local onde fica a parte de comentários do blog… e vi que era verdade, mas como a lei do mínimo esforço impera, só troquei a cor do botão “comentar” para vermelho. Além disso, não existe um campo com o site da pessoa que fez o comentário… Enfim, talvez não seja a melhor ferramenta para um blog, embora para um site de pequeno a médio porte funcione muito bem. Se um dia eu tiver pasciência, sou até capaz de me render ao WordPress finalmente. Embora não seja uma prioridade.

A verdade é que tenho pouco mais que algumas dúzias de comentários em todo o blog (tirando os zilhões de spams, claro). No entanto recebo com alguma frequência e-mails que vem me perguntar alguma coisa, geralmente sobre PostgreSQL. Procuro responder da melhor forma. Se a pessoa tem uma dúvida muito básica, tenho um truque na manga… pergunto se ele já leu o post “10 dicas para começar a ler o PostgreSQL”. Mas em geral sempre tem um ping pong que geram um punhado de e-mails. Alguns dão um pouco de trabalho, mas geralmente são os mais divertidos de responder.

Acabo encarando como uma forma de colaborar com a comunidade, acaba sendo divertido, no geral. Nunca tive problemas com meus leitores neste sentido. Algumas vezes eu demoro uma semana ou até um pouco mais para responder. Em outros casos começo a responder no mesmo dia. Varia muito com a minha disponibilidade de tempo.

Acho que é isso, até agora não tive reclamações…

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *