Abril é um dos meus meses prediletos do ano. Com o equinócio de outono em 20 de março vem o equilíbrio. Aliás, para quem não sabe, equinócio é o momento do ano onde o dia e a noite tem precisamente a mesma duração. O equinócio de outono, pelo menos aqui no meu canto desse Brasil enorme, significa um sol mais ameno, manhãs cinzentas e menos chuvas intensas e constantes. Me lembra também de caminhar e fazer estralar as folhas secas sob os Ipês coloridos quando eu estudava na USP.
Em abril o ano já entra em seu curso normal. Se você entrou na academia nas primeiras semanas do ano e desistiu, esse é o momento de retomar. Se você ainda não iniciou aquele novo projeto, a hora é agora. Se você não queria ir à praia lotada, ou viajar para aquele lugar incrível, a hora é agora. A temporada de trilhas em montanhas também se abre em abril, com menos chuvas se torna mais seguro ir mais longe.
Abril é época de persistir, de consistência, de ponderação. Abril é mês para ir mais longe, para fugir das multidões. Abril é aquele momento onde você resolve caminhar mais longe, pedalar mais forte, pois o sol não castiga tanto logo cedo. Abril é tempo de sonhar menos e realizar mais. Abril também é tempo de celebração, começa com a páscoa, depois Tiradentes e termina o mês no dia do trabalho, já em maio. Para quem olha para seus significados, são datas cheias de símbolos e também momentos para unir pessoas.
Então bora lá, que tempo voa, o tempo urge, e como sempre diz Karin Keller, amanhã é natal!